CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS
As Constelações Organizacionais permitem aceder a informação do subconsciente das organizações e ver as dinâmicas ocultas da mesma. Trata essencialmente de fazer o diagnóstico e analisar alternativas para uma possível mudança, com o intuito de ajudar o cliente a descobrir as melhores estratégias para implementas as soluções encontradas.
Esta metodologia tem como principal recurso a capacidade do ser humano em representar comportamentos e emoções pertencentes a sistemas de outros. Baseia-se no Pensamento Sistémico, uma nova forma de análise que incide no conjunto, em que é importante olhar o sistema como um todo.
PROCESSO DE UMA CONSTELAÇÃO
ENTREVISTA
COLOCAÇÃO DOS REPRESENTANTES
OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO
FECHO: CAMINHO PARA A SOLUÇÃO
CARACTERÍSTICAS E SINGULARIDADES
EFICÁCIA NA SIMPLICIDADE
Com esta metodologia trabalha-se de uma maneira extremamente simples e sintética, com poucos elementos, mas com toda a informação que o cliente dispõe, seja de forma racional, cognitiva, intuitiva ou emocional.
O que é verdadeiramente interessante é que o Cliente fica com uma imagem clara da sua situação real, da possível solução ou do caminho que deve percorrer para encontrar a solução. Tudo se faz de uma forma intuitiva e fluida, o que faz que a solução seja totalmente integrada pelo Cliente e de fácil aplicação.
CONFIDENCIALIDADE E PRIVACIDADE
Trabalhar no ambiente empresarial requer que algumas das questões sejam tratadas com a mayor confidencialidade possível, evitando a divulgação de alguns detalhes inerentes à organização.
Com esta metodologia, a confidencialidade está garantida, já que é possível trabalhar com muito poucos detalhes e sem nenhuma informação, caso se trabalhe com outras pessoas. Outra opção, será optar por um trabalho individual ou o Coaching Sistémico.
APLICAÇÕES
A VERSATILIDADE DESTA METODOLOGIA É ENORME.
APLICA-SE A TODOS OS SISTEMAS EM QUE O HOMEM É O ELEMENTO FUNDAMENTAL.
EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES
- Definição de estratégia
- Coerência na empresa
- Preparação e diagnóstico
- Estudo de marcas e produto
- Diagnóstico de funcionamento
- Gerir conflitos
- Departamentos: Efeitos sistémicos
INDIVIDUAL
- Decisões
- Clarificar a posição na empresa
- Supervisão
- Clarificar objetivos
- Encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal